Maquinas elétricas
ALUNO: LUCAS BEVILAQUA
DISCIPLINA: MÁQUINAS ELÉTRICAS
PROFESSOR: ALÉCIO
Ensaio a vazio e Ensaio de Curto-Circuito
Videira, 23/04/13
Introdução
O transformador é uma máquina elétrica usada em corrente alternada para adequar uma determinada tensão que se deseja obter tendo-se uma diferente fornecida, podendo elevar ou rebaixar esta tensão fornecida. O princípio básico de funcionamento do transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Ensaio a vazio
O ensaio a vazio é feito com o enrolamento secundário aberto, não ligado a nada, por isso se chama “a vazio”, então se liga no primário a sua tensão nominal. Com isso deduzimos que o transformador realmente está a vazio, por que não há carga conectada no enrolamento secundário. Como não há cara no secundário, não existe corrente no enrolamento secundário, e a corrente no primário é muito pequena, suficiente para magnetizar apenas o núcleo.
Assim podemos concluir que no ensaio a vazio determinamos parâmetros em relação ao núcleo e a magnetização, pois o fluxo magnético é proporcional à tensão aplicada.
Esquema do circuito a vazio:
Por conveniência, o lado de baixa tensão é alimentado no ensaio a vazio. Este enrolamento é o oposto ao utilizado no ensaio de curto-circuito. Então, deve-se referir as impedâncias obtidas a um mesmo lado.
Circuito equivalente:
A impedância de circuito aberto Zca vista no primário é:
Como a impedância de excitação é bem elevada, a queda de tensão na impedância de dispersão do primário, causada pela corrente de excitação, é desprezível. Assim, a tensão aplicada é praticamente igual a tensão sobre o ramo de excitação.
Também, a perda na resistência do enrolamento primário, causada pela corrente de excitação, é desprezível, de modo que a potência