Ensaio a vazio e curto circuito maquinas síncronas
FAET – FACULDADE DE ARQUITETURA ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DENE – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA – MÁQUINAS ELÉTRICAS
RELATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
Máquinas de Indução
Ensaios a Vazio e de Curto-Circuito
CUIABÁ, MARÇO 2014
OBJETIVO
Os ensaios de motor a vazio e de rotor bloqueado tem como objetivo o estudo das propriedades e características dos motores de indução na prática, observando como são realizadas as conexões do circuito com os motores e as conexões mecânicas com os equipamentos auxiliares. Através destes ensaios são obtidos os parâmetros dos motores, os quais são necessários para determinar a representação do circuito equivalente, possibilitando efetuar os cálculos que determinam o desempenho dos mesmos
INTRODUÇÂO TEÓRICA
I – Introdução à Máquina Síncrona
As principais características de uma máquina síncrona podem ser determinadas pelos dois ensaios básicos: A vazio e de Curto-circuito.
Carac terísticas de Saturação a Vazio e Perdas Rotacionais
Do ensaio a vazio pode-se obter, através da variação da corrente de campo, com velocidade constante, a curva de magnetização da máquina síncrona, medindo-se a tensão correspondente a cada valor de corrente de campo. Na velocidade síncrona, as perdas por atrito nos mancais e com o ar e potência dispendida na ventilação dá máquina, são constantes. Desta forma, se for medida a potência mecânica necessária para acionar a máquina à velocidade síncrona, sem excitação, tal potência equivalerá a potência de perdas mecânicas da máquina. Quando o campo é excitado, a potência medida passa a ser então a soma da potência de perdas mecânicas com as perdas magnéticas no ferro do núcleo. A diferença entre os dois valores corresponde a potência de no núcleo (perdas magnéticas).
Características de Curto - Circuito
O ensaio de curto-circuito é realizado na máquina