Ensaios com Transformadores
Laboratório Integrado V – LB5
Título: Ensaios com Transformadores
Data da Realização: 20/08/2014
Data Limite de Entrega: 26/08/2014
Integrantes (realizadores da experiência):
Turma: N6 – 2º semestre de 2014
Engenharia de Controle e Automação
OBJETIVOS:
Realizar ensaio em vazio e ensaio de curto-circuito em um transformador.
2
Engenharia de Controle e Automação
INTRODUÇÃO:
Transformador: é, resumidamente, o conjunto de duas bobinas enroladas ao redor de um núcleo magnético. Tem o objetivo de modificar valores de tensão e corrente
(alternadas) sem alterar a frequência. Seu funcionamento se baseia nas seguintes leis: Lei de Faraday: “A força eletromotriz induzida num circuito é a razão entre a variação do fluxo magnético e o intervalo de tempo dessa variação”, ou seja:
Lei de Lenz: “A corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe a variação do fluxo magnético que a produziu”.
A representação de um transformador ideal está descrita na Figura 1.
Figura 1 - Transformador Ideal
Para determinação de parâmetros do circuito elétrico equivalente do transformador, utilizam-se dois ensaios: o ensaio em vazio e o ensaio de curto-circuito.
3
Engenharia de Controle e Automação
Ensaio em vazio: para a realização do ensaio em vazio, deixa-se sem carga um dos lados do transformador (no experimento foi utilizado o secundário em vazio e foi aplicada a tensão nominal no primário). Nesse caso, a impedância de magnetização
(Zφ = RS + jXM) é maior do que a impedância no enrolamento do secundário em vazio (R2 + jX2). Assim é possível determinar os parâmetros de Zφ e as perdas no núcleo, pois a corrente toda circula por seu ramo (ramo de magnetização).
A representação de um circuito de ensaio em vazio está descrita na Figura 2.
Figura 2 - Ensaio em vazio
Ensaio de curto-circuito: para a realização do ensaio de curto-circuito os dois terminais do