Ensaio a vazio e curto circuito
Uma forma direta e fácil de determinar os parâmetros do transformador é através de ensaios que envolvem pouco consumo de energia, que são: o ensaio a vazio e o ensaio em curto circuito. O consumo de energia é apenas o necessário para suprir as perdas associadas envolvidas.
1. Ensaio a Vazio
O ensaio a vazio é realizado a fim de determinar as perdas que ocorrem no núcleo do transformador, perdas por histerese e perdas por correntes parasita, PHF, e também os termos do ramo de magnetização do circuito equivalente, Rm e XLm . Apesar de poder ser feito tanto do lado de AT quanto de BT, por medida de segurança, esse ensaio é realizado no lado de menor tensão, já que é necessário aplicar o valor de tensão nominal, mantendo o outro lado aberto.
Diagrama de montagem do ensaio a vazio:
Leitura dos instrumentos:
- Amperímetro = corrente de magnetização, Im (aproximadamente 10% da corrente nominal) - Voltímetro 1= tensão nominal, Vn -Voltímetro 2 = tensão a vazio - Wattímetro = potencia dissipada durante o ensaio = perdas no núcleo – PHF
De posse desses valores é possível obter os dados do ramo de magnetização:
[pic] [pic] [pic]
2. Ensaio de Curto-Circuito
O objetivo do ensaio de curto circuito é determinar os demais parâmetros do circuito equivalente, além das perdas ocorridas nos enrolamentos de cobre, sob condições de carga nominal. Nesse ensaio é aplicado o valor da corrente nominal de menor valor, ou seja, a corrente do enrolamento de maior tensão, mantendo o outro lado trafo em curto- circuito.
Diagrama de montagem do ensaio de curto-circuito.
Leitura dos instrumentos:
- Amperímetro = corrente nominal, In - Voltímetro 1 = tensão de curto circuito, Vcc