Max weber e emile durkhein
Fatos sociais é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter.
Durkheim define os fatos sociais, atribuindo-lhes três características:
A primeira característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.
A coerção social (coercitividade) - constitui-se na força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a se conformarem às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, à vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, um exemplo, é a moral. "É social todo fato que é geral."
Percebe-se que segundo Durkheim, a sociedade é dotada de fatos sociais, ou seja, de normas que tem que ser seguidas, e que muitas vezes são impostas ao individuo, imprimindo sua maneira de atuar e adequando-o a uma determinada sociedade.
2- A afirmativa a seguir e falsa ou verdadeira? Justifique.
“A consciência coletiva é responsável pelo processo de socialização dos indivíduos.”
A afirmativa e verdadeira, pois a consciência coletiva e comum a todos os tipos de seres humanos; a sociedade que age e que vive em nos. Deixamos de agir ou agirmos de acordo com os parâmetros de uma