UNI MARIA ALICE QUAD COMP
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
ANÁLISE IDEOLÓGICA DOS SOCIÓLOGOS ÉMILE DURKHEIN, KARL MARX E MAX WEBER
BOA VISTA – RR
2015
ANÁLISE IDEOLÓGICA DOS SOCIÓLOGOS ÉMILE DURKHEIN, KARL MARX E MAX WEBER
Trabalho apresentado para fins de avaliação e obtenção de nota na disciplina Ciências Sociais, ministrada pela Professora Maria Alice Brandão Brasil no Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Turma-20/Noite-I.
BOA VISTA – RR
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
QUADRO COMPARATIVO ENTRE AS IDEIAS DE: ÉMILE DURKHEIN, KARL MAX E MAX WEBER 5
CONSIDERACÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresenta-se um quadro comparativo entre as ideias de Émile Durkhein, Karl Marx e Max Weber, demonstrando um pouco sobre cada um deles, biografia, ideias e obras que revolucionaram a época em que viveram e, até os dias atuais, tem sido modelos e objetos de estudos nas áreas humanas e sociais devido à profundidade ideológica e científica aplicada por cada um destes em suas teorias.
Com a contribuição destes três pensadores, originou-se a sociologia, da qual Émile Durkhein é considerado um dos pais. Isto por que defendia que a sociedade prevalecia sobre os indivíduos, uma vez que desde o nascimento, este deveria se adaptar às normas já criadas, como as leis, costumes, línguas, etc. Já Karl Marx, defendia o princípio da relação do tempo pela quantidade e qualidade, pela força de trabalho ao qual deveria ser empregada na força de trabalho, sendo este por excelência essencialmente produtiva, peça chave da dignidade. Max Weber excedia as principais teorias por ele defendidas e reduzia as menos importantes, visando mostrar uma verdade que estava por baixo das ideias por ele defendidas.
QUADRO COMPARATIVO DAS IDEIAS DE ÉMILE DURKHEIN, KARL MAX E MAX WEBER
KARL HEINRICH MARX
MAX WEBER
ÉMILE DURKHEIM
Nascimento: 05 de maio de 1818, Tréveris, Alemanha.
Falecimento: 14 de março de 1883, Londres, Reino