Cachoeirinha - Trabalho Kátia Brembatti
788 palavras
4 páginas
Vamos pegar um “Ganchinho” e conhecer um bairro fundado por tropeiros?Altair Fco. Lech Sobrinho
Ganchinho é um bairro da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.
O bairro Ganchinho recebe duas explicações para o seu nome. A primeira é geográfica. Segundo ela, o nome surgiu porque o bairro fica próximo a uma parte do Rio Iguaçu em que ele tem a forma de um gancho.
A segunda é histórica, contam os antigos que na época do tropeirismo havia na região um ganchinho que era utilizado pelos tropeiros para pendurar as talhas e bagagens, segundo daí o nome do bairro.
O bairro é divido em duas partes. A que está “acima” do Contorno Leste é a parte nova, onde antes não havia habitação. A parte “abaixo” do Contorno Leste é a parte antiga, onde há moradores coloniais e de famílias imigrantes antigas, que se instalaram e ajudaram o crescimento do bairro. A parte antiga apresenta características de área rural e de cidade anterior.
Para a moradora Sarah Maria Morgenstern (46) moradora do bairro há 20 anos, o bairro é ótimo para morar e que a cada dia vem crescendo, assim trazendo grandes empresas e mercados, fazendo os números de empregos cresça, sobre a violência no bairro ela diz que todos os bairros, cidades e locais existe violência, o bairro por ser afastado e por ter pouca patrulha da Polícia, faz com que o bairro seja violento em algumas partes. Historia do bairro Ganchinho.
A localidade em que esta inserido o bairro, era passagem de tropeiros desde o Século XVIII e consta que a partir da década de 1850, já existia ocupação e registro de posses de terra. Com o passar do tempo, a localidade fez parte do bairro Umbará, porém, com o Decreto nº 774 de 1975, determinou a criação de um novo bairro e estabelecendo seus limites administrativos.
O Bairro tem uma área de 11,20 km² e uma população estimada em 11.178, uma densidade de 6,54 hab/km², tendo Alto Boqueirão, Sitio Cercado e Umbará bairros visinhos, suas principais ruas tanto para o comércio, tanto para o