Andragogia nas empresas
Resumo
O presente estudo visa proporcionar um maior entendimento quanto aos processos de treinamento e desenvolvimento nas empresas, com o enfoque na metodologia proposta pela andragogia, que é a abordagem didática direcionada para adultos. Essa abordagem, ainda pouco estudada no contexto brasileiro, propõe o adulto como ser autônomo e agente ativo da própria aprendizagem. Ao longo do trabalho, são mostrados os principais desafios da educação corporativa e, em seguida, é apresentado um breve histórico e os conceitos da andragogia. Posteriormente, o estudo se foca na aplicação da andragogia nas empresas.
Palavras Chave: Treinamento. Educação corporativa. Desafios. Andragogia.
1. Introdução
No período em que a administração começou a ser concebida como ciência (início do século XX), não havia grandes mudanças repentinas na economia que promovessem preocupações urgentes quanto à demanda e a necessidade de inovações constantes. Os trabalhadores eram considerados apenas como mais uma peça do maquinário de produção.
Atualmente, porém, o obsoletismo de produtos e processos ocorre em períodos gradativamente mais curtos. É preciso que as empresas se comprometam com a inovação e a melhoria contínua, para que possam ser competitivas no mercado. Tais diferenciais competitivos estão intrinsicamente relacionados à capacitação e envolvimento das pessoas inseridas na organização. Neste cenário, a educação corporativa também teve de se adequar à sociedade dinâmica, globalizada e flexível que se faz presente nos dias atuais.
Com os processos de desenvolvimento de pessoas cada vez mais em destaque nas empresas, as pesquisas sobre como torná-los mais eficientes se fazem necessárias para melhor aproveitamento do potencial dos indivíduos que compõem as organizações. Uma dessas novas abordagens é a andragogia.
A andragogia apresenta o adulto como o agente ativo da própria aprendizagem. Ainda é possível perceber certa tradição educacional de se