emenda para se trabalhar matemática no ensino fundamental
Entramos em contato com a escola Estadual Lorena Guimarães e fomos recebidos pela professora docente Rosineia Guimarães do qual nos conscentiu a emenda escolar do primeiro ciclo da primeira série do ensini fundamental da área de ensino de matemática. Perguntamos a professora se há dificuldade em seguir a emenda. Ela nos respondeu dizendo que procura passar para uma nova matéria de acordo com o desenvolvimento da turma, pois não há como progredir para outro tema se a turma não absorveu o tema em questão.
A professora procura trabalhar os conteúdos de acordo com a realidade de seus alunos, pois desta forma ela acredita que o aprendizado ocorrerá de forma natural e espontânea. O livro Recreação de matemática da primeira série do ensino fundamental, de autoria de: Mario Magnusson Junior e Heliy Loureiro Paschoalick, apresenta o conteúdo departamento financeiro de uma forma bem reduzida e sintética.
O conteúdo apresentado para se trabalhar com o tema, também é um pouco distante da realidade de uma criança que esta cursando a primeira série do ensino fundamental. A explicação inicial de como surgiu a moeda é bem legal, assim como a forma que os autores demonstram como era feito este processo financeiro entre os comerciantes e o surgimento da moeda. Nossas sugestões para que seja trabalhado com o tema acima é: que o docente trabalhe com a realidade da turma montando dinâmicas com objetos do cotidiano das crianças, ou seja, montar um mini mercado dentro da sala de aula e convidar a turma para que eles com o dinheiro (falso), que eles tenham em mãos, possam fazer suas compras, com o intuito de obter o conhecimento matemático. Dessa forma eles terão noção de valores, noção de economia, de troca e autonomia.
Também sugerimos que o professor trabalhe com a noção de valor comparando objetos e analisando qual vale mais e qual vale menos, pois deste modo as crianças aprenderam se divertindo e ao mesmo tempo aprendendo, no qual elas conseguirão fixar as