a vida de david gale
O filme promove um debate sobre a pena de morte, eles tentam provar que a justiça não é tão eficaz para condenar alguém à morte. David Gale não tinha muito a perder, sem filhos, sem a esposa, sem família, ele e uma amiga com uma doença terminal decidem provar que a justiça americana é ruim e não consegue concluir todos os casos.
Eles bolam um plano que é simplesmente a mulher (eu me esqueci o nome) se mata, já que a doença a mataria em pouco tempo, e incrimina David Gale.
Ele tem relações sexuais com a mulher para que seja encontrado seu sêmen dentro dela e dá a idéia de estupro seguido de morte. E o cowboy era o marido dela (se não me engano). É ele quem 'cria' a cena de assassinato 'limpa' os vestígios do suicídio.
No final, ele conta a uma repórter e dá a ela provas de sua inocência. Mas não dá tempo e ele é executado pelo crime que não cometeu. Quando todos descobrem a história, David Gale é a prova de que a pena de morte não deve ser aplicada já que nem sempre conseguimos ter a verdade absoluta.
Esse tema também é abordado de forma diferente no filme "The green mile" ou "A espera de um milagre" em que um inocente é morto na cadeira elétrica sem ter culpa no caso, ele é condenado pelo simples fato de ser negro e ter sido encontrado no local do