Dispositivos Moveis
FERRAMENTA PEDAGÓGICA COLABORATIVA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Tatiana Mousquer, Carlos Oberdan Rolim
Universidade Regional Integrada das Missões e do Alto Uruguai - URI
Santo Ângelo, RS - Brasil taty.nanda@gmail.com, ober@san.uri.br
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a utilização de dispositivos móveis como uma ferramenta de apoio pedagógico na Educação Infantil, mostrando o desafio da utilização deste pelos professores, e ainda pontuar aspectos positivos deste instrumento computacional no processo de ensinoaprendizagem. Além da contribuição pedagógica, o trabalho apresenta contribuições no campo computacional demonstrando conceitos chaves que devem ser considerados por desenvolvedores e projetistas de software na criação de aplicativos colaborativos voltados para educação infantil rodando sobre dispositivos móveis.
Palavras-Chave: educação-infantil, ensino-aprendizagem, dispositivos móveis.
1. Introdução
Vivemos numa sociedade rodeada de aparatos tecnológicos. Nesta perspectiva, diferentes autores como Seymour Papert [PAP94] e Sanmya Tajra [TAJ01] defendem o uso de tecnologias na escola como recurso auxiliar na construção de novos conceitos, possibilitando que o processo de aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa, uma vez que o enfrentamento de desafios ocorre permeado por um contexto de ludicidade.
Por outro lado a utilização desta ferramenta em sala de aula ainda é um grande desafio na escola, já que muitos educadores não cresceram dentro deste contexto e tem que se adaptar a esta nova realidade. Situação esta que leva aos professores a ter receio em usufruir ferramentas computacionais dentro de sua prática pedagógica. Já na área computacional existem desenvolvedores focados na criação de aplicações para crianças.
Entretanto muitos desconsideram os aspectos pedagógicos e colaborativos envolvidos nessa tarefa. Tal fato acaba muitas vezes fazendo com que sejam criados