Em que situação se encontra a saúde psicológica dos profissionais de segurança pública
Ana Maria Bittencort Terra2
Carine do Amaral 3
CarlaSchimitzVolz4
Mara Beatriz da Rosa Alves5
MartaHenrrique6
Michele Feijó Ilha7
Resumo
Este artigo dedica-se aos principais transtornos mentais que podem acometer os profissionais de segurança pública. O mesmo tem por objetivo identificar os fatores que levam os policiais a desenvolverem transtornos psicológicos. Para tanto foi utilizado pesquisa bibliográfica pelo método indutivo.
Palavras Chave: Segurança Publica – Trabalho – Fatores de risco - Transtornos – Tratamento.
Introdução
O Trabalho do Profissional de Segurança Publica é mobilizado para a garantia das leis e manejo da política de segurança; a população deseja que tal atenção seja prestada com qualidade e de acordo com os preceitos de cidadania, além de um trabalho rápido e eficiente na reversão dos problemas enfrentados com um crescente numero de criminalidade.
O tema abordado o Profissional da Segurança Publica é importante por que essa função é desempenhada por pessoas que também integram essa sociedade e respondem a estímulos dos problemas, as pressões por soluções, muitas vezes de forma negativa, devido à sobre carga física e emocional, por esse motivo a uma necessidade de um trabalho especifico valorizando e investindo o necessário em busca de alternativas viáveis proporcionando melhores condições e qualidade de vida.
Como esse profissional tem um grande sofrimento físico e mental há uma grande incidência de patologias, tudo começa com um nível elevado de ansiedade e estresse e vão até casos críticos que acabam desencadeando em desvios de personalidade, comportamento agressivo com colegas e sociedade, perturbações, profundas depressões que em alguns casos leva ao suicídio.
Os objetivos a serem alcançados são conceituar os diferentes tipos d trabalho deste profissional, demonstrar os fatores de risco, identificar os problemas de saúde