MONOGRAFIA TRANSITO ULTIMA COR ENVIAR
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Goiânia
2015
ENILDES FERRAZ DOS SANTOS GARCIA
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Projeto de Monografia, orientado pela Profª. Ms. Karen Lamas do Programa de Pós-graduação Lato-sensu em Psicologia do Trânsito.
Goiânia
2015
DEDICATÓRIA
À toda minha família, principalmente aos meus filhos por compreenderem a minha ausência nos finais de semana e pelo carinho e apoio recebido.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por me iluminar e abençoar minha trajetória.
À Profª. Karen Lamas pela atenção, apoio, confiança e conhecimento transmitido.
E a todos que de alguma forma somaram esforços para o alcance desse objetivo, muito obrigada.
EPÍGRAFE
“Dirigimos como vivemos”. Leonard Evans
RESUMO
Trânsito é um conceito resultante da utilização da via destinada a veículos e pedestres. E isso tem sido a causa de muitos problemas sociais como a poluição, os congestionamentos e até mesmo um elevado índice de mortes causadas por acidentes. Para se ter uma noção do agravamento dessa falta de educação no trânsito, temos várias pesquisas que nos mostram que a sociedade perdeu muitos jovens trabalhadores e aposentou tantos outros, devido a sequelas tornando-os incapacitados para o mercado de trabalho. Uma grande parte dos hospitais têm obrigado vítimas do trânsito, que tem como causa a imprudência seja de motoristas, pedestres, ciclistas ou até mesmo passageiros de veículos maiores, desrespeitando as leis de trânsito e colocando em risco não só a destes, mas também a vida dos outros. Para mudar este quadro é necessário um processo eficaz de conscientização educacional que seja focado na vida, pois já sabemos que esse problema pode causar enormes perdas na sociedade. Diante dessas demandas, a psicologia do trânsito surgiu para