SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE
RESUMO …………………………...………………………........................... 04
INTRODUÇÃO …………………………………………............................…. 05
DESENVOLVIMENTO ………………….........………................................... 06
CONCLUSÃO …………………………................….................................….. 11
ABSTRACT ……………………………………....................................…..… 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ………………………...…….……….. 13
RESUMO
Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920. A persistência do uso de sua definição é reforçada pela ampla difusão da definição de saúde da Organização Mundial de Saúde - organização internacional que propôs a realização das Conferências Mundiais de Saúde com integração de todos os países na persistente busca do completo bem-estar físico, psíquico e social.
A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. É importante, ainda, considerar que, para o CFP, a atuação do psicólogo contempla diversas áreas (educação, saúde, segurança, justiça, lazer, trabalho, comunidades e comunicação), visando a promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano.
Organização Mundial de Saúde, a qualidade de vida apresenta uma natureza multifatorial, enfocando cinco dimensões: a psicológica, a física, as relações sociais, o meio ambiente e o nível de independência, que, nesse caso, corresponde aos aspectos de morbidade, dependência de cuidados médicos e de medicações, capacidade laboral e atividades diárias. Para tanto, faz-se necessário que o profissional saia em busca do público-alvo, tendo por finalidade oferecer seus serviços em condições que não impliquem doença. Essa perspectiva, portanto, torna-se terreno propício para o desenvolvimento do trabalho do psicólogo em PSF, pois este se torna necessário principalmente no que diz respeito à prevenção e à promoção da saúde