saude familia
SAÚDE DA FAMÍLIA
Alcimar Rocha¹; Alcione Matos¹; Jaqueline Ramos¹; Jocélio Amaral¹; Marta
Paraguai¹; Mônica Santos¹; Roberta Muniz¹; Marinês Bonfim².
________________________________________
Resumo
Atualmente no Brasil, a rede de Atenção Básica vem se desenvolvendo no mais elevado nível de descentralização, estando presente e ocorrendo no ambiente mais próximo da vida das pessoas. A Rede de Atenção à Saúde além de fundamental é necessária, atuando como garantia de acesso universal dos cidadãos aos serviços e ações de saúde, decorrentes de suas necessidades e para oferecer atenção holística. Justifica-se aqui a importância de se estudar sobre a estratégia de saúde da família, bem como toda rede de atenção básica, uma vez que atuando na área, o profissional de saúde precisa conhecer para poder agir com efetividade. OBJETIVO:
Discutir sobre os aspectos da Atenção Básica no contexto da Saúde da Família.
Para tanto, o trabalho foi organizado em tópicos orientadores. METODOLOGIA: A seguinte pesquisa de abordagem qualitativa é do tipo descritiva, em que se utilizou de artigos e textos na íntegra encontrados em bibliotecas virtuais de saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Diante das informações encontradas nas bibliotecas de saúde, constatou-se que diferentes interpretações são dadas à saúde primária, explicadas pela trajetória percorrida ao longo dos anos até formar o conceito atual,
que
mesmo
com
certa
ambiguidade
conseguiu
evoluir.
CONCLUSÃO: Diante de tudo que foi proposto ao longo do trabalho, conclui-se que além das questões políticas, financeiras e dos métodos, o tema implica na discussão sobre humanização da atenção à saúde, principalmente na rede de atenção básica, que tem sido discutida em diferentes iniciativas no Brasil.
Palavras-chave: Família. Saúde. Cuidado. Comunidade. Equipe.
_____________________________
1
Graduandos do IV Semestre de Enfermagem pela