Graduação
1. Defina mineral.
É definido como mineral a substância homogênea formadora das rochas, as quais possuem ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica e não podem ser fracionados por meios mecânicos, mas apenas com ferramentas adequadas.
2. Quais são as diferenças entre um átomo e um íon?
É considerado átomo a menor partícula de um elemento que conserva as características químicas e físicas desse. Já o íon se diferencia por ser um átomo carregado eletricamente, ou seja, a depender do seu número de elétrons. Sendo assim, átomos carregados positivamente são chamados de íon cátion e negativamente como ânion.
3. Desenhe a estrutura atômica do cloreto de sódio.
4. Quais são os dois tipos de ligações químicas?
As ligações químicas podem ser iônicas ou covalentes.
5. Quais são os dois polimorfos de carbono?
São o grafite e diamante.
6. Enumere as estruturas básicas dos silicatos.
Tetraedos isolados, arranjos em cadeias simples, arranjos em cadeias duplas, estruturas em folha e estruturas tridimensionais.
7. Como a clivagem das micas está relacionada com a sua estrutura atômica?
Como sabe-se que as micas apresentam representam o grupo de minerais os quais possuem três átomos de seu tetraedro compartilhados com um outro, isso acaba lhe conferindo uma ligação mais fraca. Com isso, sua clivagem (que é a tendência de um mineral se partir de forma plana) é considerada boa ou perfeita.
8. Cite três grupos de minerais, que não sejam silicatos, de acordo com a sua composição química.
Os carbonatos, óxidos e sulfetos.
9. Quais são os dois fatores que influenciam a densidade dos minerais do manto?
Pressão e temperatura.
10. Como você mediria a dureza?
Mediria a dureza através da utilização de outros minerais ou em algumas exceções uma faca, promovendo um risco na região do mineral o qual gostaria de avaliar tal propriedade. E em seguida compararia com a escala de