teoria social critica
O marxismo surgiu a partir da parceria intelectual e política de Marx e Engels impactados pela revolução industrial e a luta de classes. Se expandiu próximo ao século XX, através da Europa Oriental. Segundo Karl Korsch o marxismo só pode ser realizado se houver coincidência entre o pensamento marxista e os interesses da classe proletária.
Engels e Karl Marx fundadores do marxismo tinham seus seguidores, que eram Labriola (Campânia) e Plekanov (Rússia Central), que fizeram mais divulgação do marxismo em seus países, e participaram da II Internacional. Rosa Luxemburgo (Galícia), Lênin (Volga) e Hilferding (Viena), que defenderam a ampliação do “O Capital” de Karl Marx, como também obras e lideranças políticas, incluindo aí Trotski (Ucrânia). Eles fizeram parte da III Internacional. Um pouco mais adiante há também Bauer e Bukharin que participaram da IV Internacional. Todos seguidores e iniciadores, incluindo os fundadores, fazem parte do marxismo clássico, cujo suas características principais são: o forte engajamento político, no qual quase todos fizeram parte das organizações revolucionarias, ou lideraram levantes; e a produção de obras focando problemas de conjuntura, historia e economia política.
A primeira Guerra Mundial esvaeceu as organizações políticos e os teóricos ligados ao marxismo clássico. A II Internacional perdeu sua força revolucionária, rendendo-se ao imperialismo, A III Internacional é lançada por conta da vitoria de uma revolução socialista na Rússia, demonstrando uma saída aos proletários, porem a reação capitalista foi mais forte e derrubou a onda revolucionaria. A primeira Guerra mundial teve seu papel importante