Em Pleno S Culo XXI
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Logística
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Nome
João Vitor Mascarenhas Moreira
RA
2485820396
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Logística
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Márcia Alexandra Leardine.
INTRODUÇÃO
Com a criação da lei de numero 3.353/1888 que declarou extinta em 13 de maio de 1988 a escravidão no Brasil, pondo fim à possibilidade jurídica de uma pessoa ter direitos de propriedade sobre a outra e assim submetê-la a trabalho forçado, deu-se origem a escravidão contemporânea, ainda marcada pelo recurso à coação e à negação de liberdade, porém não mais justificada no direito de propriedade. Assim sendo e considerado que em pleno século XXI ainda exista este tipo de situação, analisaremos neste artigo que consiste basicamente a escravidão contemporânea nos dias de hoje procurando identificar nos direito do trabalho suas principais características e suas vitimas mais comuns neste século.
ARTIGO
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO: ESCRAVIDÃO EM PLENO SÉCULO XXI Com base em pesquisas realizadas podemos iniciar este tema escravidão resumindo em penas uma frase: “escravidão existe e sempre existira em quanto houver gente para pagar”. Essa frase como já mencionei resume o principal motivo no qual a escravidão continua existindo no nosso país e no mundo. A escravidão, historicamente, consistiu num processo político, econômico e cultural, através do qual um individuo passou a se impor sobre o outro para exercer em prejuízo da liberdade