Elétroquímica
Observar a espontaneidade de reações de óxido-redução; executar a montagem de uma pilha de Daniell (sistema químico gerador de eletricidade por meio de reações de redox); ratificar a formação de produtos de eletrólise por meio de reação química e indicadores; promover a deposição de metais através de eletrólise.
INTRODUÇÃO
A cinética química é a ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação depende da capacidade dos reagentes de sofrerem mudanças nas ligações químicas. Por mais que essa capacidade seja específica para cada composto, existem fatores capazes de aumentar ou diminuir essa velocidade. Por exemplo, nas indústrias, o aumento da velocidade de reação é muito importante, pois possibilita uma maior produção em menor tempo. No entanto, a diminuição dessa velocidade pode proporcionar uma maior durabilidade de um alimento.
Os fatores que influenciam a reação são:
Concentração dos reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação. Essa propriedade está relacionada como número de colisões entre as partículas.
Temperatura: quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. É possível acelerar uma reação lenta submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Catalisadores: substâncias que aumentam a velocidade das reações sem serem consumidos.
Superfície de contato: quanto maior a superfície de contato dos reagentes maior será a velocidade de reação.
Pressão: quanto maior a pressão, maior será a intensidade de colisões, assim, aumentando a velocidade de reação.
PARTE EXPERIMENTAL
Experimento I: Influência da concentração na reação de tiossulfato em meio ácido.
Materiais utilizados I:
5 béqueres de 50 mL, 2 pipetas graduadas de 15 mL, 1 pipetador 1 cronômetro, 1 bastão de vidro, 1 folha de papel, solução de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) 0,15 mol.L-1, solução de HCl 2,0 mol.L-1, água destilada.