Elton Mayo
O autor tinha formação acadêmica em Medicina, pela Universidade de Adelaide. Enquanto ainda estava na Austrália, foi um grande estudioso e pesquisador sobre as sociedades aborígenes o que contribuiu, imensamente, para que Georges Elton Mayo tivesse cert
a sensibilidade em relação às múltiplas dimensões da natureza do homem. Deu aulas na Universidade de Queesland, quando trabalhava na África. O sociólogo trabalhou no período da Primeira Guerra Mundial, fazendo a análise psicológica dos soldados que ficavam em estado de choque.
Em Chicago, na fábrica da Western Eletric Company, Elton Mayo teve a oportunidade de liderar uma experiência sem igual. A partir desse trabalho feito na fábrica, Elton Mayo acabou deixando que a experiência fosse um movimento contrário à Teoria Clássica da Adm-inistração, a qual era considerada uma forma de exploração do empresário ao operário.
Com a necessidade de se ter uma Administração que fosse mais democrata e humanizada, as experiências feitas pelo sociólogo Goerges Elton Mayo, na fábrica da Western Eletric Company, fizeram surgir o que se chama de Teoria das Relações Humanas. Essa teoria foi muito importante, em virtude das práticas administrativas daquele tempo, especialmente relacionadas à exploração do trabalhador.
Ideias de Elton Mayo
O trabalho feito pelo autor australiano tinha, inicialmente, como intenção estudar os efeitos das condições físicas dos trabalhadores à produtividade, ou seja, o quando a exaustão era responsável por uma diminuição significante (ou não) sobre a produção de uma empresa. A experiência encabeçada por Elton Mayo também tinha como objetivo desvendar e pesquisar a fundo o motivo