Habitação Unifamiliar
HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
ProfªCristina Ragaini
Mogi das Cruzes, SP
2013
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
ProfªCristina Ragaini
Mogi das Cruzes, SP
2013
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar os processos de elaboração de um projeto de Habitação Unifamiliar.
1. HABITAÇÃO
1.1. Definição do tema
Habitação nada mais é do que um lugar onde habita uma família, onde o ser humano tem suas privacidades, alem de servir contra a precipitação, vento, calor, frio, e contra ataques de animais, garantindo proteção e repouso da família. Habitação pode ser definida por: barraca de lona, casa de barro, casa de sitio, apartamentos, trailer, chalés, quitinete, mansões, dentre outras.
Em um comparativo com a habitação de antigamente com a dos tempos atuais, pode-se observar grandes mudanças, casas feitas de tijolos, mansões, apartamentos, chalés, casas de fazenda, tudo com praticidade, tecnologia eagilidade. Antigamente havia pouca ou nenhuma praticidade, eram construções em madeira e estercos secos como cobertura, normalmente circulares, serviam até para três famílias. Muitas habitações do período colonial foram erguidas com pedra, adobe e madeira, sendo a madeira como elemento estrutural. Atualmente o modernismo é notável em seus designs, cores, estruturas, moveis planejados, dentre outros. Concluindo uma grande evolução em um comparativo entre das habitações de antigamente e as dos tempos atuais.
1.2. Classificações de família
Antigamente a família era tradicionalmente formada por pai, mãe e filhos. Havia maior tranquilidade, menor numero de carros, crianças brincavam como crianças, ouvia-se musicas em discos de vinil, as casas não possuíam aparelho de televisão. De forma geral a vida era mais sadia. Com a modernidade, a tecnologia, houve grande mudança nos hábitos das pessoas, foram surgindo