Elton Mayo
Elton Mayo (1880-1949) foi um Cientista Social, australiano , considerado o fundador da Teoria das Relações humanas. Pois com a necessidade de se obter uma Administração mais humanizada e democrata, Mayo fez experiências praticas na fábrica da Western Eletric Company e a partir disso criou sua teoria que se opôs ao pensamento de Taylor e Fayol.
Sua teoria tinha como principio estudar o homem, a natureza do ser humano, pois para ele a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. Ele estudava a felicidade individual e não em todo grupo da industria, diferentemente de Taylor e Fayol que analisava as tarefas e a produtividade. Mayo dizia que é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, não sua capacidade de executar corretamente as suas tarefas dentro de um tempo pré-estabelecido e que o comportamento do indivíduo se apoia no comportamento do grupo. O grupo estabelece métodos para manter o respeito pelas suas atitudes. Quem produzisse em ritmo muito rápido, era tratado de maneira estranha pelo grupo.
O seu estudo na fábrica da Western Eletric Company, foi dividido em 3 fases. Primeiro, ele tinha a intenção de confirmar se a iluminação era um fator de modificação na produtividade dos empregados. Depois de observar isso, o resultado mostrou que não havia uma relação direta, porém, sempre haveria alguma modificação, dependendo do psicológico ou fisiológico do operário.
Depois, Mayo buscou observar o campo desenvolvido pelo trabalho em grupo, ou seja, o social e o campo de liderança. A sala de experiência era um ambiente tranquilo, com mais liberdade, sem supervisão muito dura, o que deixava que os operários mais livre e se comunicassem mais.
Por fim, a pesquisa seguiu para a sua última fase, que consistia em um Programa de Entrevistas. Ele fazia uma entrevista com os operários, para conhecer mais a fundo os seus sentimentos e inclusive as opiniões. A partir dessas