Elton mayo
Introdução
A Escola das Relações humanas, apesar de não ter proposto significativas alterações nas estruturas organizacionais, na organização do trabalho e no modo de produção, com certeza trouxe à tona reflexões importantes para o conhecimento da existência de grupos informais nas organizações, na percepção do homem como um ser social que deveria ser participativo nas decisões e ações da organização, nas questões de participações, conhecimento, liderança e motivação.
Foi, talvez, a partir dessas perspectivas que alguns campos das Ciências Sociais e muitos pesquisadores voltaram seus estudos para o estudo do elemento humano, na Administração, não mais como extensão de maquinas, mas como uma variável, recurso ou elemento componente das organizações que querer habilidades sociais no seu trato.
O objetivo é observar como a Escola das Relações Humanas e as considerações e conclusões de Elton Mayo são abordadas e, observar os caminhos que o levou a dar enfoque na condução do trabalho de Hawthorne.
1. Escola das Relações Humanas
Na verdade a abordagem humanística começou logo depois da morte de Taylor (1915), mas foi só por volta da década de1930 que ela passou começou a encontrar enorme aceitação nos EUA, principalmente por suas características democráticas. Sua divulgação fora dos estados Unidos sóocorreu depois do final da Segunda Guerra Mundial.
A Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob à coordenação de Elton Mayo.Com resultado de um trabalho de entrevistas, Mayo e seus colaboradores interpretaram os resultados do experimento e formularam uma serie de conclusões, onde criaram uma nova filosofia da Administração, chamada Filosofia das Relações Humanas. Nos anos 50 e 60, tiveram uma grande expansão os estudos e as pesquisas sobre liderança e motivação. Já nos anos 90, começou a estabelecer a teoria da inteligência emocional.
2. Elton Mayo
Elton Mayo, nasceu em