Echelon - Segurança ou Ameaça Global?
1 INTRODUÇÃO 3
2 O SISTEMA 5
2.1 A HISTÓRIA DO ECHELON 5
3. Edward Snowden 7 4. CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO
A palavra Echelon, é um termo militar. Echelon significa aproximadamente, “atacar em ondas”. Foi usado por Napoleão nas Guerras Napoleônicas.
A Princípio, Echelon seria uma rede de vigilância global, responsável por coletar e analisar sinais de inteligência (SIGINT), ou seja, códigos suspeitos. Mas a máscara que escondia o que realmente é o Echelon, caiu, e hoje, descobrimos o que, de fato, está acontecendo.
Echelon – Poucos ouviram falar desse nome, mas por trás dele, existe algo estarrecedor, que definitivamente, tem destruído a privacidade dos cidadãos de toda parte do mundo.
Na verdade, Echelon é um sofisticado sistema de espionagem através de 120 Satélites Vortex, ativo em tempo integral, mantido pelos EUA, e alguns de seus aliados. Responsável por supervisionar e controlar tudo que circula na internet, telefone e fax. Essa grande máquina cibernética de espionagem foi criada e sustentada pela NSA (National Security Agency) dos EUA.
A agência de inteligência norte-americana mais conhecida é a Cia, no entanto, de acordo com pesquisadores nessa área, a mais poderosa é a NSA. Ela possui, hoje, cerca de 20 mil funcionários em Fort Mead (seu quartel general), são eles, principalmente, analistas de sistemas, engenheiros físicos, matemáticos, linguistas, oficiais de segurança e administradores de empresas, entre outros especialistas de alto padrão.
A NSA foi criada em 1952 por meio de um decreto secreto do presidente Harry Truman, para cuidar de espionagem e contra-espionagem, dentro e fora dos Estados Unidos. Seu organograma (conhecido publicamente, pela primeira vez, em 18 de dezembro de 1998, graças à lei conhecida como Freedom information Act), demonstra que seus