Elo da contabilidade
O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, já dizia Francis Cirino, mas para haver um trabalho que dê lucros, que tenha produtividade e que seja feito com prazer é preciso trabalhar em uma organização que veja o trabalhador como um colaborador da empresa, não como mais um funcionário. Uma entidade que respeite e defenda os direitos do trabalhador, sem deixar de exigir e cumprir com as normas e deveres estabelecidos pela Constituição Federal.
Trabalhar em uma entidade que caminha junto com a modernidade que esclarece e exige o conhecimento do trabalhador sobre o mundo do trabalho, isso contribui para que ambas as partes tenham a compreensão das funções de cada um. Tornando o colaborador mais participativo e criativo e seu empregador coerente e aberto a novas ideias.
Toda empresa precisa ter em mãos relatórios reais e números confiáveis, para avaliação patrimonial e uma correta tomada de decisão. A empresa é uma organização empresarial que pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema que usa o capital e o trabalho para atingir seus objetivos. Estes devem ser exercidos com eficiência uma relação entre resultados alcançados em recursos consumidos, visando à sobrevivência, e com eficácia preocupando-se com os fins para alcançar os objetivos estabelecidos.
As expectativas éticas e compromissos sociais estão concentrados no administrador da empresa, o qual deve sempre ter um bom planejamento para definir claramente prioridade de investimento. Entre tanto o trabalhador também tem sua parcela de responsabilidade nos valores que são agregados a ética da organização onde trabalha.
Para o professor Francisco D` Auria a ”contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Já para o professor Hendriksen “a contabilidade é um processo de informação econômica para propósitos de tomadas de decisões tanto para a administração como para