Teoria das restriçoes
Hugo Fernando O. Rojas
Laís g. Lobo
Mariana Moura
Cursando: Administração
Disciplina: Contabilidade e Custos
Professor: Claudio Pinto
São Paulo, 11 de maio de 2012
Índice
Introdução ________________________________________________ pág. 01
A Teoria das Restrições (TOC) ____________________________ pág. 02
Seus cinco passos __________________________________________ pág. 05
Conclusão ________________________________________________ pág. 07
Bibliografia _______________________________________________ pág. 08
Introdução
Conhecida também como TOC que é uma sigla que resume o nome em inglês Theory of Constraints.
É uma filosofia que foi introduzida por Eliyau M. Goldratt no livro “A Meta”, em 1984. Uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora.
(“A META” é uma mistura de ciência e conhecimento, um drama de Alex, gerente de uma empresa fabril. O objetivo era quase impossível: salvar sua empresa do fechamento, tornando-a produtiva num curtíssimo espaço de tempo. De fato no livro o gerente revoluciona sua forma de pensar, compartilha suas ideias com a equipe e todos juntos começam a abater resultado que precisam por conta de sua mudança. No final, Alex salva a fabrica, é promovido com o reconhecimento de seu talento).
A Teoria das Restrições (TOC)
Na década de 70, o físico israelense Eliyahu Goldratt, elaborou um método de administração da produção, pois ficou intrigado com os métodos tradicionais, sendo que os mesmos não tinham lógicas nenhuma.
No começo da década de 80 escreveu o livro, A meta, onde se dedicou a elaborar mais o seu método e a disseminá-lo. Neste livro é criticado o método de administração tradicional, onde está incluso a contabilidade de custos por ser considerado o inimigo número um da competitividade no mundo ocidental que de acordo com Corbett "ele ganhou muitos opositores a Theory of constraints - TOC, mas também chamou muita a atenção daquelas pessoas que não acreditavam mais na