teoria das restrições
Teoria das Restrições (TOC)
Sorocaba - SP
Março – 2014
ETEC FERNANDO PRESTES
Teoria das Restrições (TOC)
Trabalho apresentado à disciplina Planejamento Programação do Controle de Produção, do Prof. Matheus Oliveira; para obtenção de nota relativa ao 2º Semestre.
Por:
Amanda Silva, Bianca Cezar, Luana Lima, Mariana Sobral e Suélen Bressani.
2º TLT
Nota: _________
Assinatura do professor: _________________
Sorocaba - SP
Março – 2014
Introdução
O presente trabalho é sobre teoria das restrições (TOC), nada mais é que um modelo de gestão que leva em conta qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar a maioria dos seus objetivos por um número pequeno de restrições.
A TOC foi criada com o intuito de auxiliar organizações a alcançar seus objetivos de maneira contínua. É fundamentada em um conjunto de princípios básicos e, alguns processos.
Teoria das restrições (TOC)
A Teoria das restrições é um modelo de gestão que leva em conta qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar a maioria dos seus objetivos por um número pequeno de restrições.
A TOC foi criada para auxiliar organizações a alcançar seus objetivos de maneira contínua. É fundamentada em um conjunto de princípios básicos e, alguns processos simples como: (Perguntas Estratégicas, Etapas de Foco, Efeito-Causa-Efeito), ferramentas lógicas (o Processo de Raciocínio) e é aplicável através da dedução lógica a áreas específicas como finanças, logística, projetos, administração, estratégia, vendas, marketing e produção.
Toda organização tem em um dado momento no tempo pelo menos uma restrição que limita o desempenho do sistema (a organização em questão) em relação à sua meta. Essas