Teroria restriçoes
UNIPAR- UNIVERCIDADE PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA
A TEORIA DAS RESTRIÇOES
1- Introdução:
A Teoria das Restrições Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox, foi introduzida em 1984 no livro "A Meta", onde expuseram uma teoria de gerenciamento sob o disfarce de uma novela a respeito de um gerente de fábrica. Esta fábrica estava com grandes problemas e em perigo iminente de ser fechada pela direção. A fábrica foi salva por deixar de lado práticas gerenciais tradicionais apreciadas, que estavam criando terríveis dificuldades.
A Teoria das Restrições é um conjunto de metodologias de gestão que permitem usufruir da simplicidade intrínseca que há em qualquer organização, atuando nos poucos focos de alavancagem do desempenho global – as Restrições.
Teve início na década de 70, quando o físico Israelense Eliyahu Goldratt se envolveu com os problemas da logística de produção.
2- Definições:
É considerada uma nova abordagem da contabilidade gerencial, é uma teoria de negócios, uma idéia nova de ver e pensar o gerenciamento de uma empresa, com o objetivo de ganhar sempre e mais, baseada na aplicação de princípios científicos e do raciocínio lógico para guiar organizações humanas. De acordo com a TOC, toda organização tem - em um dado momento no tempo - pelo menos uma restrição que limita a performance do sistema (a organização em questão) em relação à sua meta. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas e restrições externas, ou de mercado, identificar a meta, escolher os gerentes, pensar na empresa como um todo e não como um conjunto de partes isoladas, identificar e aumentar a capacidade da restrição, trocando o fluxo da produção pelo fluxo da capacidade, são etapas necessárias para a implementação da TOC – Theory of Constraints em um determinado sistema, conta com a contribuição de ferramentas de raciocínio para guiar o processo de mudança.