Lab01 lei ohm potencia
EQUIPE: 1.__________________________________ DATA:_____________ 2.__________________________________
1. Objetivos
1. Verificar a lei de Ohm. 2. Determinar a resistência elétrica através dos valores de tensão e corrente. 3. Levantar a curva da potência em função da corrente de um resistor. 4. Observar o Efeito Joule.
2. Lista de material
1. Painel para montagens de circuitos; 2. Multímetro digital; 3. 02 Chave liga-desliga; 4. Suporte com fusíveis de 1,5 A; 5. Fonte CC (Corrente Continua) estabilizada 0-25V/5A, tensão ajustável; 6. Resistores: 470 Ω, 1 KΩ, 2.2 KΩ, 3.9 KΩ; 7. Resistores: 100 Ω – 1,15 W e 100 Ω – 5 W; 8. Conexões de fios com pinos.
3. Instruções iniciais
1. Não esqueça que Voltímetros são usados para medir Tensão e são ligados em paralelo com o circuito. Já os amperímetros são usados para medir Corrente e são ligados em serie com o circuito. 2. O miliamperímetro é um instrumento muito sensível. Nunca sua corrente deve exceder o valor do fundo de escala (2mA, 20mA ou 200mA), e seu borne positivo (+) deve sempre ser ligado ao lado positivo do circuito (fonte). Procure sempre calcular a corrente resultante no circuito e se certificar de que é menor que o fundo de escala, antes de ligar a chave geral “S” do circuito.
4. Parte prática
1. Verificação da lei de Ohm:
No século XIX, Georg Ohm enunciou: “Em um bipolo ôhmico, a tensão aplicada aos seus terminais é diretamente proporcional à intensidade de corrente que o atravessa”. Sendo assim:
[pic]
Levantando, experimentalmente, a curva da tensão em função da corrente para um bipolo ôhmico, teremos uma característica linear, conforme mostra a Figura 1.
[pic]
Figura 1: Curva característica de um bipolo ôhmico.
Através do gráfico tem-se que [pic], onde conclui-se que a tangente do ângulo α representa a resistência elétrica do bipolo,