Eletrônica Digital MOSFET
O MOSFET possui normalmente 3 terminais: Porta, Fonte e Dreno (ou Gate, Source e Drain respectivamente). Há dois tipos essenciais: o canal N e o canal P, e se diferenciam basicamente pela polarização. A corrente a ser fornecida para um circuito, que circulará entre o terminal Fonte e o Dreno do FET, é controlada pela tensão aplicada no terminal Porta. Este último possui uma separação dielétrica dos outros dois, gerando portanto uma corrente quase nula no gate, e um campo elétrico que influencia no Dreno e no Fonte.
Ele está presente em rádios para automóveis, módulos, computadores, caixas amplificadas, entre outros aparelhos eletrônicos. E sua utilização na prática, influencia em alguns aspectos, como em equipamentos eletrônicos para amplificar o sinal enviado pela unidade principal a fim de alimentar os alto-falantes, fazendo com que a potência do som seja ainda maior, e também influencia na qualidade do áudio produzido, evitando distorções e contribuindo para uma melhor eficiência sonora do aparelho.
É bom lembrar que o transistor MOSFET é diferente do FET. O MOSFET, é assim como o transistor FET, porém o terminal Porta é isolado demais por uma fina camada de óxido de silício, o que faz com que os transistores MOSFET tenham uma alta impedância (resistência) na entrada. Esses são largamente utilizados em fontes de alimentação como chaveadores, pois sua alta resistência na entrada e seu baixo consumo facilitam tal