amp audio
MOSFET
Professor Henrique Braga
Thales Ribeiro 201069039A Pedro Brick 201069047A
Introdução
Neste trabalho faremos uma breve introdução ao circuito MOSFET tipo N e sobre sua aplicação como amplificador e sobre sua polarização empregando uma fonte de corrente.
O MOSFET, MOS-FET, ou MOS FET é um transistor usado para amplificar ou chaveamento de sinais eletrônicos. Embora o MOSFET é um dispositivo de quatro terminais, com fonte (S), portão (G), de descarga (D), e terminais do corpo (B), o corpo (ou substrato) do MOSFET muitas vezes está ligado à fonte terminal, tornando-se um dispositivo de três terminais como outros transistores de efeito de campo. Uma vez que estes dois terminais são normalmente ligados uns aos outros (em curto-circuito) internamente, apenas três terminais aparecem nos diagramas eléctricos. O MOSFET é de longe o transistor mais comum em ambos os circuitos digitais e analógicos, embora o transistor de junção bipolar ao mesmo tempo foi muito mais comum.
A principal vantagem do transistor MOSFET é que ele usa baixa potência para a realização de sua finalidade ea dissipação de energia em termos de perda é muito llittle , o que faz com que seja um componente importante nos computadores modernos e dispositivos eletrônicos como telefones celulares, relógios digitais , pequenos brinquedos robóticos e calculadoras.
O MOSFET opera em três regiões, Corte, Triodo e Saturação. Analisaremos essa última, por ser a utilizada neste trabalho.
Na região de Saturação conseguimos utilizar o transistor como amplificador de sinais. O circuito Amplificador é de grande importância em aplicações por toda eletrônica, e há varias maneiras de ser polarizado, contudo, utilizaremos uma polarização por fonte de corrente.
Figura - Modelo de Polarização com fonte de corrente
Para implementar a fonte de corrente no circuito, utilizaremos uma associação de MOSFET’s chamada Espelho de Corrente.
Um espelho