Eletrolise
Questionário:
1.Quais os produtos liberados no catodo e no anodo? Como foram identificados?
Os produtos liberados na eletrolise da solução aquosa de iodeto de potássio, foram o gás hidrogênio e o iodo. Esses produtos foram identificados a partir de observações no experimento, em que no polo positivo há o aparecimento da cor alaranjada que caracteriza a oxidação do iodo e no polo negativo identificamos efervescência, caracterizando a formação de gás hidrogênio proveniente da agua e formação de ânions OH-, que é identificado também pela adição da fenolftaleína, no qual torna-se uma solução rosa, definindo seu caráter básico.
Reação no polo negativo:
K+ + e- K(s)
H2O(l) + 2 e- H2(g) + 2OH-
Reação no polo positivo:
2I- I2(aq) + 2e-
2H2O(l) H+ + O2 + 4e-
2.O que acontece com iodo na presença de solução de iodeto de potássio?
3. A solução usada na eletrólise precisa ser iônica? Por quê?
Sim. Esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente. Esse tipo de solução pode ser obtido a partir da dissociação iônica ou ionização.
4. Que substâncias seriam formadas se, em vez de solução de iodeto de potássio, usássemos uma solução de cloreto de sódio?
Se utilizássemos o cloreto de sódio ao invés no iodeto de potássio, teríamos uma eletrolise ígnea. Como produtos de reação iriamos obter duas substancias simples: o sódio metálico e o gás cloro. Segue a reação.
2 Na+ + 2 Cl- → 2 Na(s) + Cl2(g)
5.O que é eletrólise ígnea?
6. Por que se utiliza eletrodo de carvão?
O eletrodo de carvão é utilizado em eletrolises devido o seu caráter inerte e assim como a platina, elementos que não regem frente aos compostos que estão sendo eletrolisado.
7. Cite três aplicações industriais da eletrólise.
8.Equacione as