eletrodo
5.1) Materiais utilizados:
1) 4 copos descartáveis
2) 1 esponja de aço
3) 4 pregos de ferro (não galvanizados)
4) 1 fio de nylon
5) 1 pedaço de zinco metálico
6) 1 pedaço de fita de magnésio
7) 1 pedaço de 10cm de fio de cobre 4mm
5.2) Reagentes utilizados:
1) Água destilada
5.3) Procedimento experimental:
Faça o polimento dos pregos com a esponja de aço.
Copo1: Coloque 180 ml de água no copo, amarre com o fio de nylon o zinco com o prego e coloque na água, de maneira que a água cubra o zinco.
Copo 2: Coloque 180 ml de água no copo e coloque um prego na água.
Copo 3: Coloque 180 ml de água no copo, amarre com o fio de nylon a fita de magnésio com o prego e coloque na água, de maneira que a água cubra o magnésio.
Copo 4: Coloque 180 ml de água no copo, amarre o fio de cobre no prego e coloque na água, de maneira que a água cubra o cobre.
Introdução
Nesta experiência lidamos com o assunto, metal de sacrifício ou eletrodo de sacrifício que é o metal que se oxida facilmente, protegendo outras peças metálicas. Sua função é oxidar, ou seja, se sacrificar para proteger a peça em questão, para que isso ocorra a peça metálica precisa reduzir, portanto o eletrodo precisa ter menor potencial de redução(Ered), os metais de sacrifício são usados principalmente para evitar a corrosão das peças que são protegidas.
A peça metálica quando oxida, ou seja, não é protegida, ela enferruja que é nada mais que a mistura de hidróxido de ferro dois e três. A ferrugem tem grande tendência de aparecer na presença de água e ar principalmente, e formando-se na superfície de uma peça metálica tende a se soltar em flocos, deixando a peça exposta novamente a formação de mais ferrugem.
O objetivo deste trabalho é utilizar o zinco, a fita de magnésio e o fio de cobre como eletrodos de sacrifício, para a proteção dos pregos que estarão em uma situação propensa a aparição de ferrugem.