eletrodo
OBJETIVO
Este relatório tem por finalidade descrever o processo de soldagem por eletrodo, visto pelos alunos do curso técnico em mecatrônica noturno, no laboratório de soldagem. No laboratório os alunos tiveram a oportunidade de manusear o equipamento, realizando diversos tipos de soldagem em vários tipos de perfil metálico. Pode-se verificar a uma pequena dificuldade no manuseio do equipamento mas grande eficácia do mesmo.
INTRODUÇÃO A soldagem por eletrodo revestido é realizada através do calor de um arco elétrico formado pelo eletrodo e a peça de trabalho. O metal fundido do eletrodo que forma o cordão é protegido por atmosfera gasosa e escória.
Geral
A soldagem a arco com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding – SMAW), é um processo que produz a coalescência entre metais pelo aquecimento deste com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico revestido e as peças que estão sendo unidas. O eletrodo revestido consiste em uma vareta metálica, chamada “alma”, trefilada ou fundida, que conduz a corrente elétrica e fornece metal de adição para o enchimento da junta, recoberta por uma camada formada pela mistura de diferentes materiais, que formam o “revestimento” do eletrodo. Este revestimento tem diversas funções na soldagem, destacando- se:
- Estabilizar o arco; - Ajustar a composição química do cordão, pela adição de elemento de liga; - Reduzir a velocidade de solidificação, proteger a poça de fusão e o metal de solda contra a contaminação pela atmosfera, através da geração de gases e de uma camada de escória, resultante da queima e/ou decomposição dos seus constituintes; - Introduzir elemento de liga no depósito e desoxidar o metal de solda; - Facilitar a soldagem em diversas posições de trabalho; - Constituir-se em isolante na soldagem de chanfros estreitos ou de difícil acesso; - Conferir características operacionais, mecânicas e metalúrgicas ao eletrodo e à solda.