eletrodos de referencia
Os eletrodos de referência são classificados em eletrodo de referência primário e eletrodo de referência secundário. Eletrodo de referência primário é um eletrodo em relação ao qual se referem os potenciais de todos os outros eletrodos. Como exemplo temos o eletrodo padrão de hidrogênio e a escala do hidrogênio. Eletrodo de referência secundário é um eletrodo estável e reprodutível usado para medir o potencial de outros eletrodos. Como exemplo temos o eletrodo saturado de calomelano e a escala do calomelano.
Para ser eletrodo de referência um eletrodo precisa apresentar uma série de propriedades entre as quais citamos:
1) Estabilidade - os componentes químicos do eletrodo não podem reagir com as espécies do meio em que o eletrodo se encontra senão haverá mudança no seu potencial.
2) Reprodutibilidade - após a passagem de corrente (polarização), o eletrodo deve voltar rapidamente ao equilíbrio inicial.
3) Reversibilidade - deve apresentar reversibilidade termodinâmica, química e prática.
4) Baixo coeficiente de temperatura - seu potencial deve variar pouco com a temperatura.
5) Deve apresentar pouca variação ao voltar às condições originais após ser submetido a diferentes temperaturas ou concentrações da espécie ativa.
6) Deve ser de fácil preparação e manuseio.
7) Se apresentar potenciais de junção, estes devem ser pequenos e reprodutíveis.
Exemplos de eletrodos de referência
Eletrodo Padrão de Hidrogênio
Consiste de um eletrodo de platina recoberto por platina-platinizada, imerso em uma solução ácida de atividade unitária para os íons H +. Gás hidrogênio purificado (pressão parcial = 1 atm) é borbulhado na solução sobre a platina.
Representação do eletrodo Pt |H2|H+
Reação do eletrodo 2H+ + 2e H2
Expressão para o potencial de eletrodo
E (H+/H2) = E° (H+ / H2) + (RT/2F) . 2,303 . log a (H+) / P(H2)
Como por convenção E° (H + / H2 ) = 0, a 25°C temos:
E (H+ / H2) = - 0,0592 pH