Determinantes do comportamento
Uma pessoa é com um grande barco á vela; uma necessidade é como a tensão do vento contra velas, provendo força motivacional ou energia; o intelecto poderia ser comparado ao navegador. Um fator de satisfação facilitador poderia ser representado por uma bússola acurada e um fator de contra-satisfação, por uma bússola desregulada. Satisfação seria o porto correto, contra-satisfação seria o porto incorreto e o objetivo do navegador é o curso verdadeiro para o porto correto de destino, onde será dado o alívio á tensão das velas do barco.
Um fator de motivação de satisfação é um modificador positivo do motivador porque aumenta a satisfação, diminuindo a tensão da necessidade ou energia. Um fator de contra-satisfação é um modificador negativo do motivador por que diminui a satisfação, aumentando a tensão da necessidade ou energia.
Os fatores de satisfação e de contra-satisfação endógenos são providos por fontes intrínsecas e estão relacionados com o processo cognitivo que inclui tato consciência, como julgamento. Os fatores endógenos de satisfação e de contra-satisfação podem influenciar o comportamento, quer positivamente, quer negativamente. Já os fatores de satisfação e contra-satisfação exógenos são aqueles providos a partir de fontes extrínsecas.
Exemplos de fatores de satisfação e de contra-satisfação endógenos:
• A resolução de problemas via processos cognitivos e através do próprio intelecto pode ser um fator de satisfação, enquanto a inabilidade em resolver problemas pode ser fator de contra-satisfação.
• Decisões e julgamentos feitos pela própria pessoa via processos cognitivos e através do próprio intelecto podem ser fatores de satisfação, enquanto decisões e julgamentos pobres podem ser fatores de contra-satisfação.
Exemplos de fatores de satisfação e de contra-satisfação exógenos.
• Coisas materiais que vêem do ambiente, tais como dinheiro, alimentos, abrigo, vestimentas, carros, limpeza etc., podem ser fatores de