eletricidade
Disciplina : Eletricidade Industrial
Professor : Marcelo Prataviera
Análise de rede elétrica
Michel Silva Santos
Nº17
Novembro/2014
Campinas , SP
2ºB.T.E
Ruído Elétrico
O ruído elétrico é um sinal da alta freqüência (quando comparado com os 50 ou 60
Hz da rede) que se soma à senóide de tensão normal, agregando-lhe componentes estranhas. Os ruídos elétricos podem ser motivados por inúmeros fatores como loops de aterramento, geradores, raios, interferências de rádio freqüência, retificadores, motores, etc.
Nos computadores, eles podem atravessar o sistema de filtragem das fontes
(dimensionado só para 60 Hz) e motivar um funcionamento errático do sistema além de instabilidades em monitores e unidades de disco.
Conforme a intensidade, os ruídos elétricos podem trazer danos permanentes aos equipamentos, ou seja, é o termo utilizado para descrever a interferência na rede elétrica causada por emissão eletromagnética (EMI – Eletromagnetic Interference) ou por transmissões de rádio freqüência (RFI – Radio-Frequency Interference).
Surto de Tensão
Conhecido como transiente, em engenharia elétrica, é um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno. Existem duas formas de os transientes serem gerados em um equipamento eletrônico: via perturbações externas ou via resposta do próprio circuito eletrônico ao chaveamento.
Os casos típicos de transientes externos incluem:
Indução eletromagnética. É geralmente causada por raios que caem perto da rede elétrica, e induzem uma DDP muito alta na rede. Essa indução acontece quando uma corrente elétrica varia rapidamente, criando um campo eletromagnético que é absorvido pelos fios da rede elétrica ou telefônica, que atuam como antenas.
Condução pela rede. O chaveamento de cargas fortemente indutivas, como os motores elétricos, gera transientes que são causados pela força contra eletromotriz. Isso ocorre porque um indutor opõe-se à