Manifesto do partido comunista
Bom, este livro mostra como estava sendo conduzido o capitalismo. Não foi surpresa que surgisse um documento tão verdadeiro como o Manifesto do Partido Comunista, trazendo esperança e progresso a situação dos trabalhadores. Motivou diversos movimentos de trabalhadores, que ajudou a amenizar os problemas relacionados à absurda exploração que sofriam há várias décadas, ao enfatizar a igualdade entre os homens e ao afirmar que os pobres, os pequenos, os explorados, enfim os proletariado também podem ser senhores de suas vidas. Com um texto racional, apaixonante e irônico deixa transparecer a origem comum com homens e mulheres de outros tempos.
Encomendado a Marx e a Engels, intelectuais então quase desconhecidos, um de 30 e o outro de 28 anos, a elaboração do Manifesto saiu com um texto claro e objetivo. Portanto, o Manifesto Comunista é um conjunto afirmativo de ideias, de "verdades" em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos e um tanto economicistas, necessários para a compreensão das transformações sociais. Nesse sentido, o Manifesto é mais um monumento do que um documento pétreo, determinante, forte com palavras e frases que queriam ter o poder de uma arma para mudar o mundo, colocando se no lugar "da velha sociedade burguesa uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada membro é a condição para o desenvolvimento de todos."
O Manifesto do Partido Comunista é uma obra que discute sobre os problemas do capitalismo e suas possíveis soluções que, no caso, seria o comunismo. Mesmo com Karl Marz e Friedrich Engels nos apresentarem sua visão do capitalismo da sociedade do século XIX, essa leitura ainda é validade atualmente, pois o capitalismo ainda é o mesmo, sempre em busca de lucros, favorecendo os burgueses e empobrecendo os proletários.
O Partido comunista vê o capitalismo como um