ELETRICIDADE SEM FIO
A tecnologia da eletricidade sem fio já havia sido apresentada ao público no de 2011 na feira mundial de eletroeletrônica Consumer Electronics Show, em Los Angeles. Naquela ocasião os visitantes viram liquidificadores, batedeiras, televisões e computadores funcionarem sem estar ligados numa tomada.
Esta tecnologia baseia-se no conceito da indução magnética, descoberta por Michael Faraday em 1831, que diz que a corrente elétrica que corre por um fio pode fazer o mesmo acontecer num fio próximo. Seguindo este princípo, Nikola Tesla construiu em 1890 duas enormes torres que transmitiriam corrente elétrica pelo ar, capaz de ser recebida por aparelhos do mundo todo. Tesla não obteve sucesso, porém conseguiu acender lâmpadas a distância.
No ano de 1988 o professor John Boys, da Universidade de Auckland na Nova Zelândia, construiu um protótipo de fonte de alimentação que dispensava contato físico com os equipamentos a serem alimentados. Em 2008, a Intel Corporation reproduziu os modelos de Tesla e do grupo de John Boys, acendendo uma lâmpada sem usar fios. O professor croata Marin Soljacic possui um invento que faz funcionar uma televisão colocada a 1,5 metro do transmissor de energia.
Atualmente já existem no mercado produtos com tecnologia de transmitir energia pelo ar de forma segura. O objetivo é desobrigar aparelhos portáteis de recarregar as baterias constantemente. As tecnologias envolvidas nos experimentos atuais são o acoplamento indutivo, a radiofrequência e ressonância acoplada magneticamente.
O acoplamento indutivo possibilita o recarregamento de aparelhos móveis colocando-os sobre uma base específica, o carregamento é realizado de forma magnética.No sistema de radiofrequência a eletricidade é transformada em ondas de rádio captadas por um receptor numa distância de até 26 metros, que as converte novamente em eletricidade.
A ressonância acoplada magneticamente foi inventada por Soljacic e batizada de WiTricity. Esta tecnologia é capaz de