Lote Economico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CLASSIFICAÇÃO 5
3.1 Calculo: 5
4 DETERMINAÇÃO DO TAMANHO DO LOTE ECONÔMICO 7
4.1 Custo De Setup: 7
4.1.1 Custo Unitário De Produção: 7
4.1.1.1Custo De Manutenção Dos Estoques: 7
5 DETERMINAÇÃO DE ESTOQUE MÉDIO E MÁXIMO 8
6 ORDEM DE FABRICAÇÃO 9
7 CONCLUSÃO 10
8 REFERENCIAS: 11
1 INTRODUÇÃO
Lote Econômico é denominado como a quantidade exata de matéria-prima a ser adquirida em cada departamento, sendo administrada pelo setor de compras, visa minimizar os custos, e o desperdício da organização, reduzindo as estocagens e buscando o equilíbrio entre quantidade de matéria prima disponível para fabricação de determinado produto final e a demanda de produção.
A análise econômica tem por finalidade obter o produto final com o menor custo benefício.
2 DESENVOLVIMENTO
Hoje as organizações necessitam ter tomadas de decisões mais abrangentes, para que a produção de seus materiais seja feita com eficiência. Uma das principais atitudes é a decisão de compra ou fabricação de algumas partes de seus próprios produtos. Dentre estas decisões podem surgir diversas preocupações, além dos custos, sendo elas: treinamento para colaboradores, manutenção preventiva de equipamentos e outras.
Quando a tomada de decisão favorece a compra, use-se o lote econômico de compras onde visa minimizar os custos de estoque e compra, de acordo com uma determinada quantidade do lote adquirido. Caso favoreça a fabricação é utilizado o lote econômico de fabricação onde visa diminuir os custos de fabricação e os necessários para manter o estoque do lote que foi produzido. Assim a empresa pode adequar os lotes de acordo com a demanda, calculando qual a proporção que será de menor custo, se em pequenos lotes ou em lotes maiores.
3 CLASSIFICAÇÃO
O lote de fabricação é aplicado quando a organização tem a sua fabricação própria de componentes e peças, que são utilizadas para o seu produto final.
Utilizamos as iniciais:
V – velocidade que a peça é fabricada