UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS - CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MAX WEBER - A ORIGEM DO CAPITALISMO MODERNO
MONTES CLAROS - MG
JUNHO/2014
Introdução
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e Economista. Foi considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Um de seus principais trabalhos foi à Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo e o Sistema Econômico e Sociedade.
A sociologia Weberiana busca compreender e interpretar a ação social nas suas causas e efeitos.
Em relação ao Capitalismo, assunto esse que será tratado, ele mostra suas ideias fundamentais. Origem de tal capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que transforma com as ações sociais.
Ele destaca que o individuo em si, sempre buscou o capitalismo, porém as condições sociais desfavoreciam para o desenvolvimento do mesmo.
Capitalismo Moderno
De inicio é importante entender que para Weber o Capitalismo não se refere a um fenômeno historicamente datado. É um conceito analítico, um tipo ideal que não se confunde com a realidade em si.
A formação do capitalismo é baseada principalmente nos fatores de produção, ou seja, a terra, o trabalho e o capital. Para essa formação é necessário um fenômeno que uma o capitalismo a esses fatores, fenômeno esse que recebe o nome de racionalidade.
De acordo com Weber a forma com que as pessoas veem o mundo é o que funda o Capitalismo Moderno. O que define o capitalismo não é a busca por lucro, ma sim a acumulação.
Weber demarca as condições previas para a existência do Capitalismo Moderno que são:
Apropriação privada dos bens de produção
Liberdade mercantil
Técnica racional, contabilizável ao Maximo, tanto no que diz respeito à produção, quanto na troca
Direito racional
Trabalho Livre
Comercialização da economia no sentido de que os direitos de participação nas empresas sejam