eletricidade sem fio
Figura2(Fonte:http://www.witricity.com/pages/technology.html)
1 - Conversor de frequência / 2 – Fonte de Corrente / 3 – Obstáculo / 4- Bobina receptora
2.2 Frequência do sistema
Dois são os princípios que agem no sistema analisado: o princípio de ressonância e o princí-pio de indução. Assim poderíamos prever que é grande o número de variáveis que interfere no maior ou menor rendimento deste modo de transmissão. Entre eles, segundo BONIFÁCIO, estão: a frequência de ressonância adequada, o material utilizado para condução da corrente, a espessura do fio e a distância entre o emissor e o receptor. Em síntese, alguns dos cuida-dos e parâmetros que devem ser tomados são:
1. Utilizar na construção das bobinas um diâmetro elevado para diminuir a resistência de perdas;
2. Ponderar sobre a escolha da frequência de ressonância, pois o rendimento diminui com o aumento da frequência;
3. Utilizar um fio com resistividade menor, como por exemplo, fios de prata pois a resistividade deste material a 20 ºC é 0,0158 Ω.mm2/m em relação ao cobre que é 0,0178 Ω.mm2/m.
Tais fatores devem ser examinados com cuidado de forma os três entrem em sinergia.
Uma preocupação muito comum é a relação entre a ressonância magnética com a saúde hu-mana. Ora, vale lembrar que este princípio é amplamente utilizado em outros campos do co-nhecimento, inclusive na medicina - nos exames de ressonância magnética. A tecnologia Witri-city não usa a emissão de radiofrequência que interfere em outros aparelhos eletrônicos. As-sim podemos observar que nos