artigo
ARTIGO
O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IVONETE RODRIGUES DA SILVA
TURURU-CE
2014
IVONETE RODRIGUES DA SILVA
O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado à Academia de Ciências e Ensino Superior e Tecnológica como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Metodologia do trabalho cientifico sob orientação da Profª. Esp. Ana Cláudia Xavier.
INTRODUÇÃO
Em 1970, a Psicopedagogia foi introduzida no Brasil, baseadas nos modelos médicos de atuação e foi com a concepção de problemas de aprendizagem que iniciaram o trabalho. Devido à preocupação de vários profissionais, criou-se a ABP (Associação Brasileira de Psicopedagogia), que através de grupos de estudos, puderam expandir cada vez mais a Psicopedagogia no Brasil, ganhando a partir dos anos 80, âmbito nacional; concentram-se, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, os cursos sobre Psicopedagogia. “[...] a própria história da Psicopedagogia que surge na França diante do caos social pós-guerra. Os educadores preocupados com o grande número de alunos com dificuldades de aprendizagem inseriram uma área intermediária entre a Psicologia e a Pedagogia que foi denominada Psicopedagogia”. (CHAMAT, 2004, p.17).
O psicopedagogo visa auxiliar e enriquecer o trabalho realizado na Educação Infantil, observando e interferindo na prevenção de futuros problemas que possam ocorrer na aprendizagem, direcionando os melhores caminhos para alcançar maiores resultados no planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas crianças e oferecendo meios para que seja trabalhado o desenvolvimento infantil de forma integral. Na Educação Infantil o brincar é imprescindível para a criança experimentar o mundo e o que ele tem a lhe oferecer, é também por meio do brincar que se desenvolvem com