Sistema Cardio-Respiratório
O sistema cardíaco-respiratório está necessariamente ligado à atividade física. Iremos pois relacionar os dois temas neste trabalho. Em primeiro lugar é necessário abordar as diferentes caraterísticas do sistema cardiorrespiratório, tal como a sua função prosseguindo então para a definição de atividade física e os benefícios que oferece caso seja realizada regularmente e com intensidade suficiente.
O que é o sistema cardíaco-respiratório?
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão ligados, pois é o sangue que transporta o oxigénio a todas as áreas do corpo humano, “irrigando” as células, que necessitam daquilo que no sangue circula para funcionarem regularmente e a toda a “potência”. O sistema respiratório é de grande importância para o sistema cardíaco. Esta ligação entre ambos será explorada mais à frente.
O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.
Os vasos sanguíneos levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao coração. Há três tipos de vasos - artérias e arteríolas - que levam o sangue para fora do coração; - capilares - que trocam materiais com os tecidos; - vénulas e veias - que trazem o sangue de volta ao coração.
A respiração é o conjunto das trocas gasosas que ocorrem entre o ar e o sangue, ao nível dos pulmões e o percurso que os gases fazem do exterior do corpo aos pulmões e vice-versa. Esta troca de gases ocorre devido à necessidade das células por oxigénio para os processos que realiza, e que fazem o corpo funcionar. É através deste processo (respiração) que as células conseguem a energia necessária para a manutenção da vida.
A ventilação pulmonar é assegurada por fenómenos mecânicos. Os movimentos de contração e expansão da caixa torácica provocam variações de pressão no interior dos pulmões, compensadas pela entrada de ar