memorial descritivo fossa e sumidouro
SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
GALPÃO
Goiânia, Janeiro de 2015.
ÍNDICE
1. OBJETIVO 2
2. JUSTIFICATIVA 2
3. METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA 3
3.1. Fossa ou Tanque Séptico 3
3.2. Sumidouro 4
4. MEMORIAL DE CÁLCULO PARA SISTEMA DE TRATAMENTO 5
4.1. Fossa Séptica 5
4.2. Sumidouro 8
5. OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. OBJETIVO
O presente memorial descritivo tem como objetivo a implantação de sistema de tratamento individual de esgoto doméstico composto de Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio-Sumidouro, em residências unifamiliares, seguindo as seguintes especificações das Normas Técnicas ABNT 7229/1993 e 13969, pois na região de implantação do projeto não há coleta pública de esgoto doméstico/domiciliar.
2. JUSTIFICATIVA
A ausência total ou parcial de serviços público de esgotos sanitários nas áreas urbanas, suburbanas e rurais exige a implantação de algum meio de disposição de esgotos (efluentes) com objetivo principal de evitar a contaminação do solo e da água, pois o mesmo é considerado pela legislação ambiental como crime e estará sujeita aos dispositivos legais de cobrança e pena.
Estas regiões muitas vezes são também desprovidas de sistemas públicos de abastecimento de água e em alguns casos utilizam poços (cisternas, mini-poços e artesianos, etc.) como fonte de suprimento de água, razão pela qual se exige um extremo cuidado para evitar a contaminação da água do subsolo, utilizada para consumo humano. Os cuidados exigidos são devidos aos efeitos nocivos provenientes da decomposição da matéria orgânica e ao perigo à saúde, tendo em vista a possível presença de microorganismos patogênicos.
No Brasil, apenas uma pequena parcela do esgoto recebe o devido tratamento para lançamento em corpos receptores, causando grandes danos ao ambiente e a saúde publica, principalmente nas pequenas comunidades e áreas carentes.