ambiental
RESUMO
Esse artigo tem o objetivo de expor duas correntes de pensamento no que diz respeito à economia do meio ambiente: a economia ambiental neoclássica e a economia ecológica, ressaltando suas divergências e especificidades. O tema do meio ambiente vem se tornando cada vez mais importante nas discussões atuais, abrangendo outras áreas de estudo, como por exemplo a economia. Além disso, é um tema que gera várias opiniões divergentes, como as duas correntes teóricas tratadas neste artigo.
Palavras-chave
Meio Ambiente; Economia Ambiental Neoclássica; Economia Ecológica; Termodinâmica; Entropia
1. Introdução
A discussão sobre o tema do meio ambiente pode ser considerada recente. Há pouco tempo, pouco se falava sobre o meio ambiente e sobre o impacto da atividade humana no seu funcionamento. Assim, desde que os problemas ambientais se tornaram mais claramente notados, várias ciências passaram a desenvolver estudos e pesquisas sobre os impactos ao meio ambiente relacionados à sua área de atuação.
Em 1980, a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas destacou o conceito de desenvolvimento sustentável e requereu que se cumpram três condições básicas:
1. A melhoria, ou pelo menos a manutenção, do bem-estar dos atuais habitantes dos países e regiões industrializadas.
2. Vigoroso combate a pobreza, com acentuada redução nas disparidades de renda e riqueza entre os países industrializados do Norte e os do Sul, subdesenvolvidos, bem como dentro dos países.
3. E a garantia de que tudo isso ocorra sem prejudicar as oportunidades das gerações futuras.
Nesse sentido, é de extrema importância que se desenvolvam estudos na área da economia, pois o sistema econômico não é isolado. Ele está inserido e interage diretamente com o ecossistema,