eletricidade sem fio
Faraday investigou a ligação entre correntes e imãs sendo esses estudos que forneceram, algum tempo depois, a James Clerk Maxwell a possibilidade de construir a teoria do eletromagnetismo. Uma notação nada formal de magnetismo, é que o mesmo nada é, do que a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
3.3. Acoplamento Indutivo / Indução
Faraday através de seus estudos, ao perceber, que o eletromagnetismo poderia gerar movimento através de diferença de potencial influenciado por um campo magnético, concluiu que o contrário também poderia ser feito, ao variar um campo magnético, poderia ser produzido energia, e provando que a Terra é um grande campo magnético, por isso a bússola sempre aponta ao Norte, e os relâmpagos eram trocas de cargas elétricas. Faraday determinou que os íons seriam as partículas negativas e os elétrons seriam as partículas positivas, da mesma forma que o magnetismo possui seus pólos, criando-se assim o primeiro dínamo.
A indução magnética, é largamente utilizada até hoje, em turbinas de hidrelétrica, motores elétricos, entre outros, sendo o primeiro motor de indução magnética de CA foi produzido por Nicolas Tesla.
Em tópicos vindouros detalharemos mais sobre esse processo, com base no trabalho de Kurs 2007.
3.4. Ressonância
Segundo [HAYT 2003]
"A frequência de ressonância pode ser definida como a frequência natural que permite transferência máxima de energia a um sistema oscilante. A ressonância em um sistema composto por dois indutores ocorre quando a frequência natural de oscilação do campo magnético das mesmas é idêntico."
Ou seja, ressonância é quando dois corpos distintos, atingem uma mesma frequência, fazendo com que um determinado campo magnético interfira em outro.
Um caso clássico de ressonância, causada naturalmente, foi o quebra da ponte Tacoma Narrows, nos Estados Unidos, em 7 de novembro de 1940. O da vento da característico da região soprou com freqüência igual à