Equipamento de medição tridimensional
A definição dimensional de uma peça é feita geometricamente no espaço tridimensional. Esse espaço é caracterizado por três eixos perpendiculares entre si - chamados X, Y, Z - e que definem um sistema coordenado de três dimensões. Assim, um ponto no espaço é projetado no plano de referência, onde se definem duas coordenadas (X, Y) e a terceira corresponde à altura perpendicular a esse plano (Z).
Máquina de medir coordenada tridimensional MMC manual
A MMC manual consiste de uma base de referência rigorosamente plana, sobre a qual desliza horizontalmente um corpo guiado no sentido .Y. Esse corpo possui, por sua vez, outro corpo que desliza horizontalmente, e é perpendicular ao anterior, no sentido .X. Finalmente, há um terceiro corpo que se movimenta verticalmente, e é perpendicular aos anteriores, no sentido .Z.
No lado externo inferior do eixo vertical. Z. é acoplado um sensor especial
(mecânico, eletrônico ou óptico) que entrará em contato com a peça que será medida, movimentando-se de acordo com a capacidade da máquina.
Configuração e conexão de sistemas
Existem diversos tipos de construção para as máquinas de medir, obedecendo a critérios diferentes, tais como tamanho, forma da estrutura, tipo de movimentação etc. E o computador é uma outra variável que pode apresentar opções como capacidade de memória, programa de medição etc. As principais configurações são:
MMC manual assistida por computador - Ao conjunto básico, formado pela MMC e seus contadores digitais eletrônicos, é acoplado um sistema de processamento de dados que permite a realização de cálculos geométricos, utilizando sensores eletrônicos.
MMC com movimentos motorizados assistida por computador -
Este sistema é particularmente útil na medição de peças de grande porte, para a quais se torna difícil o acesso do sensor movimentado pelo operador.
A movimentação nos três eixos se faz com um controle remoto (joystick), porém a entrada