Elementos FInais de controle-Válvulas de controle
É todo dispositivo que através de uma parte móvel abra, obstrua ou regule uma passagem através de uma tubulação. Seu objetivo principal é a variação da razão do fluxo.
PRINCÍPIO DE ACIONAMENTO
Manual
A operação da abertura e fechamento a ser realizada é feita pelo homem.
Auto-reguladora
A operação de abertura e fechamento é realizada utilizando a energia contida no fluido.
Controle
Utiliza-se uma força auxiliar para operação e, o acionamento é feito de acordo com os sinais provenientes dos controladores.
Uma válvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais o corpo e o atuador. O CORPO é a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo. O ATUADOR constitui-se no elemento responsável em proporcionar a necessária força motriz ao funcionamento da válvula de controle.
VÁLVULAS DE DESLOCAMENTO ROTATIVO DA HASTE
Nos últimos anos tem-se notado um substancial aumento no uso das válvulas denominadas de rotativas. Basicamente estes tipos de válvulas apresentam vantagens e desvantagens. Nas vantagens podemos considerar baixo peso em relação aos outros tipos de válvulas, desenho simples, capacidade relativa maior de fluxo, custo inicial mais baixo, etc. Dentre as desvantagens citamos a limitação em diâmetros inferiores a 1" ou 2" e quedas de pressão limitadas principalmente em grandes diâmetros e forte tendência a cavitação.
Válvula Tipo Esfera
Trata-se de um tipo de válvula cujo obturador é nada menos que uma esfera criteriosamente vazada para permitir passagem plena ou parcial de um determinado fluido. Essa válvula é hoje bastante utilizada em malhas fechadas de controle, principalmente nas industrias de papel e celulose e em aplicações para líquidos viscosos, corrosivos e com sólidos em suspensão.
Tipos de Esfera
Esfera de passagem integral
Esse interno permite passagem total do fluido quando o