automação
Elementos finais de controle são mecanismos que modificam o valor da variável manipuladora, em resposta a um sinal de saída do controlador automático. Geralmente são constituídos por um atuador e por um dispositivo que é acionado pelo atuador e modifica a variável manipulada. Apesar de nem sempre receber a devida atenção, a escolha do elemento final de controle mais adequado é de grande importância para o bom desempenho da malha de controle, pois ele é o responsável pela modificação de valores diversos para que a variável de controle seja mantida no valor desejado. Os elementos finais de controle também são conhecidos como atuadores. Existe uma grande diversidade, os tipos mais comuns são elétricos (motorizados) e pneumáticos. Existem diversos tipos de elementos finais de controle, tais como resistências elétricas, chaves de posição, bombas e motores, porém, a de maior uso e por isto a mais importante é a válvula de controle.
Atuadores Um dos atuadores mais comuns nas industrias são as válvulas de controle automática, que ajusta o fluxo da variável manipulada. As válvulas de controle automática destinam-se a diferentes propósitos, tais como: garantir a segurança da instalação e dos operadores, ou ainda permitir a realização de manutenções e substituições de elementos da instalação e, principalmente, estabelecer e controlar a pressão e escoamento de fluidos em tubulações. Essencialmente, a válvula de controle é um componente que dissipa energia hidráulica de maneira controlada.
Devido a sua multiplicidade de funções, existe uma grande variedade de tipos e subtipos de válvulas, cuja escolha depende não só das características de operação, como da natureza do fluido, condições de pressão, temperatura e forma de acionamento. A seleção da válvula é, portanto, da maior importância, tanto sob o ponto de vista da operação normal da instalação quanto do aspecto dos custos envolvidos, que em alguns